User Tools

Site Tools


oceano_fis

This is an old revision of the document!


Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica

Instituto de Oceanografia - Universidade Federal de Rio Grande

Disciplina de Oceanografia Física

Prof. Osmar Olinto Möller Jr e Prof. Maurício M. Mata


EMENTA

Propriedades físicas da água do mar. Balanço de calor no planeta. Distribuição de propriedades. Formação e dinâmica das massas de água. Massas de água. Circulação oceânica. Equações da conservação da massa e movimento. Aplicações : balanço geostrófico, de gradiente, movimento inercial e teoria de Ekman. O fenômeno das marés. Ondas de superfície. Métodos e instrumentos em oceanografia física.


Material de Aula

Prova

Dia 17/06, 14:20 mesma sala


Aviso

Prezados alunos do curso de Oc.Fisica (PPGOFQG)

Como o Prof. Osmar avisou na última aula, as proximas 2 aulas do curso serão ministradas por mim no tópico de Circulação dos Oceanos / Oceanos&Clima. Em função disso seguem os seguintes informes:

1 - As aulas serão ministradas nos dias 13/5 e 20/5, ambos os dias QUARTAS-FEIRAS, tendo início as 13:30h (1:30pm, uma-e-meia, half-past-one, one-thirty-pm,…etc) na sala normalmente alocada pelo PPGOFQG;

2 - Inicialmente, eu havia solicitado ao Prof. Osmar para mudar o horário para as terças-feiras, mas uma aluna me informou que há conflito com a disciplina de Paleoceanografia. Então vamos começar mais cedo, e MANTER as aulas nas QUARTAS.

3 - Houve a solicitação de uma aluno para postergar as aulas em função de um curso em Porto Alegre. Todavia, em função de compromissos pré-assumidos por mim, isso não será possivel. Assim que teremos aulas nas datas e horários acima.

Até quarta-feira…

Att

Mauricio Mata


Curiosidades

oceano_fis.1433860913.txt.gz · Last modified: 2018/09/19 11:45 (external edit)