User Tools

Site Tools


laboratorio_de_geoinformatica_e_logica_matematica

This is an old revision of the document!


Laboratório de Geoinformática e Lógica Matemática

Universidade Federal de Pelotas

Curso Superior de Tecnologia em GeoProcessamento


Bolsas Probec

Introdução


A lógica matemática em conjunto com toda gama de tecnologias de software aplicados as geociências são os principais aparatos utilizados no processamento de informações, sejam dados qualitativos quanto mistos. A aplicação destes instrumentos nos possibilita a integração de dados de origens diversificadas tornando possível o estudo de reconhecimento de padrões, análises de causa e efeito, avaliações e prognósticos. Grande estudos já foram feitos na aplicação destas técnicas nas geociências que proporcionou a criação de um conjunto de tecnologias aplicáveis em diversas áreas, como prospecção de riquezas minerais, avaliação de depósitos minerais, planejamento urbano, epidemiologia, entre outras. Tendo em vista a importância deste tipo de estudo, a difusão do conhecimento para a comunidade, principalmente em órgão públicos, o Laboratório de GeoInformática e Lógica Matemática (LabGeoLog) está sendo criado, reforçando a integração da Universidade Federal de Pelotas com a comunidade, dando suporte a um dos pilares da essência acadêmica, a Extensão. A gênese do LabGeoLog dá-se pela união de esforços de diversos professores dando um caráter multidisciplinar ao projeto. Participam professores dos cursos de Engenharia Geológica e do Petróleo, Tecnologia em Geoprocessamento, Ciências da Computação, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, bem como acadêmicos destes cursos.


Objetivos Geral

O LabGeoLog tem por objetivo principal difundir as técnicas e tecnologias que dão suporte às análises de dados qualitativos(textos, mapas) e mistos(qualitativos e quantitativos).

Específicos

  • Promover o estudo e a difusão das técnicas de lógica matemática aplicadas a geociência
  • Apresentar as tecnologias disponíveis para a análise e visualização de dados
  • Servir como agente catalisador das variadas áreas de aplicação destes aparatos afim de alavancar projetos de aplicação
  • Difundir as técnicas citadas para a comunidade o Dar suporte a projeto de interesse comum

Justificativa

No ambiente acadêmico observamos uma grande quantidade de informações provenientes de levantamento de dados dos mais variados projetos, que mesmo já amplamente estudados ainda são uma fonte importante de pesquisa através de aplicações de técnicas de correlação, onde tona-se possível o cruzamento de informações de bases de dados distintas. Mais ainda, pode ser feito um modelo de visualização através de mapas. Neste universo que se enquadra a aplicação do LabGeoLog, onde a aplicação das tecnologias da área de geoprocessamento podem dar suporte a estas demandas.


Metodologia

O propósito do projeto é a aplicação e difusão das técnicas de Lógica matemática aplicadas as geociências bem como as tecnologias de geoprocessamento em parceira com unidades acadêmicas externas ao curso e órgãos públicos que necessitem deste apoio. Para alavancar a aplicação destas tecnologias num primeiro momento deverão ser montados oficinas de aprendizado, onde interessados (alunos, professores e profissionais) poderão ter acesso as estas, a partir da divulgação das potencialidades tecnológicas disponíveis poderão ser elaborados projetos específicos de tais aplicações.


Súmula do Programa

O presente projeto prevê a instalação de um laboratório de estudos na área de geoprocessamento e informática, primeiramente utilizando a estrutura do curso de Tecnologia em Geoprocessamento e a medida que as demandas forem crescendo a montagem de um laboratório específico para dar suporte a estas aplicações, como Sistemas de Visualização, Sistemas de processamento de informação entre outros.


Bibliografia

  • ALVES, W.P. 2009. Banco de Dados - Teoria e Desenvolvimento. Editora Érica, 288 p.
  • CASANOVA, M.A.; CÂMARA, G.; DAVIS JR., C.A.; VINHAS, L. & QUEIROZ, G.R. 2005. Banco de dados Geográfico. Ed. MundoGeo, Curitiba (Brasil), 506 pp.
  • DATE, C. 2000. Introdução a sistemas de banco de dados. Editora Campus, Rio de Janeiro (Brasil), 803 pp.
  • REZENDE, S. O. 2003. Sistemas Inteligientes: fundamentos e aplicações. Ed. Manole, São Paulo, 525p.
  • ROB, P. & CORONEL, C. 2010. Sistemas de Banco de Dados - Projeto, Implementação a Administração. 8a. Ed., Editora Cengage Learning, 744 pp.
  • SAMPAIO, L.S.C. 2001. A lógica da Diferença. Editora UFRJ, Rio de Janeiro(Brasil), 172pp.
  • SIROTINSKAYA, S. & STRIEDER, A.J. 2008. Lógica matemática na integração de dados e na modelagem: elementos básicos. Editora UFRGS, Porto Alegre(Brasil), 281pp.
  • SIROTINSKAYA, S. 2011. Métodos de lógoca matemática em geociências: classificação, reconhecimento de padrões e análise de causa e efeito. Editora UFRGS, Porto Alegre(Brasil), 281pp.
laboratorio_de_geoinformatica_e_logica_matematica.1369513114.txt.gz · Last modified: 2018/09/19 11:45 (external edit)