Table of Contents

Disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados II

Universidade Federal de Pelotas

Bacharelado em Ciências da Computação e Engenharia da Computação


Ementa

Desenvolvimento e análise de algoritmos gulosos e baseados em programação dinâmica. Estruturas de dicionário em memória secundária. Tabelas Hash e suas aplicações. Tries
e suas aplicações. Implementações e algoritmos de grafos.


Objetivo Geral

Apresentar técnicas avançadas de desenvolvimento e análise de algoritmos e estruturas de dados para manipulação de dados, inclusive em memória secundária.


BIBLIOGRAFIA

Básica

Complementar


Calendário

15/10 - Miniprova Hashing

12/11 - Entrega das propostas para seminário final

26/11 e 3/12 Seminário final

10/12 - Segunda chamada - Para alunos que não fizeram alguma das avaliações

16/12 às 10h - EXAME (Sala 437)

Material de Aula

Grafos

Semínário dia 01/10

Na aula do dia 24/09 foram distribuídos por sorteio o temas para as apresentações de encerramento da primeira fase da disciplina. Os grupos deverão preparar uma apresentação para a turma sobre o tema escolhido de no máximo 15 minutos, abordando o os aspectos gerais, lógica do algoritmo e seu funcionamento e aplicações. As apresentações acontecerão dia 01/10 no período da aula.

Seminário Final

Como última etapa da disciplina teremos um seminário final onde, em grupos(máximo 3 alunos) ou individualmente, os alunos irão apresentar um tópico de interesse à disciplina de livre escolha. Cada apresentação deverá abordar um aspecto estudado no semestre, mostrando de forma detalhada seu funcionamento, aplicações e uma implementação. As apresentações terão entre 20 e 25 min.